comida alemã, francesa, italiana e portuguesa

COMIDA ALEMÃ
 Postado em junho 26, 2010 por Rafael Coutinho
culinaria culturamix com


Mesmo sendo pouco conhecida entre os brasileiros (com exceção dos descendentes de alemães), a culinária alemã ainda compõe uma pequena parcela das comidas servidas no Brasil.

É natural a imaginação de que a cozinha alemã é uma cozinha generosa e que sua comida dispõe aos “clientes” somente carne de porco, repolho e alimentos cozidos, já que não há um contato tão forte entre a comida brasileira e a alemã.

De qualquer maneira, essa teoria está certa em parte. Porém, ao resumir a cozinha alemã a isto, grande parte da verdadeira culinária germânica é perdida. E esta é composta de muitos detalhes e variações, as quais mudam de região para região.

Comida salgada + Fruta

Uma das muitas características da comida alemã é o modo de preparo de suas comidas salgadas, que são misturadas às frutas.
Alguns exemplos dessas comidas são aquelas que são vendidas, em sua maior parte, em Hamburgo, as quais: sopa de cerejas e sopa de enguias. Esta ultima tem em seus ingredientes: cenoura, aspargo, ervilha, ameixa e damasco seco.


Carne


foto  do blogspot quebonn
As principais carnes usadas e consumidas na culinária alemã são carne de porco, bife e aves. Como já é de costume e consciência de todos, carne de porco é a mais popular, sem dúvida. Mesmo o pato, o ganso e o peru sendo bem estabelecidos, a carne de galinha é a mais popular na cozinha germânica entre as aves.
Ao longo do ano, são disponibilizadas sempre as carnes da caça, principalmente as de javali, veado e coelho. Existe na Alemanha mais de 1.500 tipos de formas de carne que são distribuídas, porém, a mais consumida é aquela em forma de salsicha.

Peixe
Atualmente, diversos peixes estão sendo aceitos na culinária alemã como a sardinha, atum, arenque, salmão e cavalinha. Porém, os peixes mais comuns na culinária de todo o país são o lúcio, carpa, perca e truta. Este ultimo é o mais conhecido e comercializado no país, já que é o mais adequado aos alemães.
Vegetal
Na culinária alemã, os vegetais são, na maioria das vezes, consumidos em sopas ou em ensopados. Também são servidos como pratos complementares. Os vegetais mais comuns são o nabo, a cenoura, o espinafre, o feijão, a ervilha e os múltiplos tipos de repolho.


Temperos e Condimentos
O acompanhamento mais comum na Alemanha é a mostarda, que geralmente é usada para aprimorar o gosto das salsichas. No nordeste há uma diversificação na mostarda, sendo possível encontrá-la doce na região. Com exceção da mostarda nas salsinhas, dificilmente é encontrado tempero ou condimento nos pratos alemães.
Sobremesas
Sorvetes são bem populares na culinária alemã. A maioria das sobremesas alemãs é constituída por frutas frescas. É usual o uso de frutas como maçã, morango, cereja e ameixa em bolos e tortas. No nordeste alemão, existe uma sobremesa bastante comum, que é uma gelatina vermelha feita de frutas, chamada “Rote Grütze”.
Samuel Castro

RECEITAS DE CUCAS DAS MAIS DIVERSAS:


DIA M.LIZ:- ESTA RECEITA COM CERTEZA É A MAIS ORIGINAL, POIS TEM QUEM FAÇA MASSA DE BOLO COMUM, COLOQUE UMA FAROFA E DIZ SER CUCA, ENTÃO OLHEM SÓ O QUE É UMA CUCA DE VERDADE!:



Ingredientes da massa: OBS.: PRA SER CUCA DE VERDADE TEM QUE SE USAR O FERMENTO PARA PÃO, O BIOLÓGICO, OK.

7 xícaras de farinha de trigo
1 ½ xícara de açúcar
1 colher (de chá) rasa de sal
3 colheres (de sopa) rasas de fermento biológico seco
2 ovos
3 colheres de manteiga (não pode ser margarina)
2 xícaras de leite
Raspas de limão


Ingredientes da Cobertura (farofa)

1 xícara de farinha de trigo
3 colheres (de sopa) de manteiga (rasas)
1 xícara de açúcar
1 ovo
Canela em pó a gosto
Agora vem a parte mais importante da receita, é o modo de preparo para que a massa fique com o aspecto da massa que a vovó fazia, mas não esqueça que tem que ser exatamente como a receita manda.
Modo de preparo da massa:

Misture primeiro todos os ingredientes secos depois separe. Pegue a manteiga os ovos e o leite morno e misture em outro recipiente, depois de bem misturado junte os ingredientes secos com os molhados e bata bem. Cubra a massa e deixe crescer até dobrar de volume. Depois divida a massa em três partes iguais e coloque em uma forma untada.


a massa é preparada que nem a de pão:batida na mão!

Modo de preparo da cobertura: 

Derreta a manteiga e misture com a farinha o açúcar e a canela em pó depois amasse com os dedos até formar uma farofa, separe. Depois pincele a massa com ovo batido inteiro (sem a casca), agora pode cobrir a massa com a farofa e deixar crescer novamente. Depois leve ao forno aproximadamente por uns quarenta e cinco minutos com a temperatura média de cento e setenta graus centígrados.

Depois de assada é só se deliciar com essa maravilha, uma boa dica como acompanhamento pode ser uma xícara de leite fresco da fazenda, ou se preferir pode ser um chá de maçã com canela, fica á gosto de cada um. Outra dica também pode ser acrescentada na massa frutas secas como ameixa, passa, nozes ou frutas cristalizadas, basta usar a criatividade e fazer do seu jeito.


( DO SITE: elisianemacedo )
No Rio Grande do Sul a cuca recheada com frutas frescas ou geléia de frutas é presença obrigatória nos churrascos, onde é saboreada junto com a carne e não como sobremesa.

Apesar de ter morado vários anos naquele Estado não foi lá que aprendi a fazê-la, somente anos mais tarde tive a oportunidade de participar de um curso com uma professora gaúcha há mais de 2000 kilometros de distância dos Pampas.

A cuca é feita com fermento biológico o que aumenta o tempo de preparo de forma considerável, portanto é preciso se programar com antecedência. É muito importante escolher um fermento de boa qualidade e que esteja fresco.

A xícara utilizada como medidor é a menor, de 200ml.


Massa

· 1 quilo de farinha de trigo

· 2 xícaras de açúcar cristal

· 4 colheres (sopa rasa) de fermento biológico instantâneo

· noz moscada ralada

· ½ colher (sopa) de sal

· 4 ovos

· ¾ xícara de manteiga

· 3 xícaras de água

Misture a farinha de trigo peneirada com o açúcar, o fermento biológico, a noz moscada e o sal. Reserve. Bata com um garfo os ovos com a manteiga derretida e em seguida misture aos ingredientes secos. Amorne a água e acrescente aos poucos à massa, sovando com as mãos até que a massa fique elástica. Deixe a massa descansar por 2 horas ou até que dobre de volume.

Recheio

· 1 litro de leite

· 4 gemas

· 6 colheres (sopa) de maizena

· 1 xícara de açúcar

· geléia de morango

Misture as gemas com a maizena e um pouquinho do leite; leve o restante do leite e o açúcar ao fogo; quando o leite ferver acrescente a mistura de gemas, mexendo até ficar consistente. Reserve a geléia para utilizar sobre o creme, conforme explicado abaixo.

Farofa

· 2 xícaras de farinha de trigo

· 3 xícaras de açúcar cristal

· 1 colher (café) de açúcar de baunilha

· canela em pó

· raspas de limão

· 4 colheres (sopa) de creme de leite,

· 1/2 xícara de manteiga

Coloque em uma vasilha a farinha de trigo, o açúcar, a baunilha, a canela em pó, as raspas de limão, o creme de leite, e a manteiga derretida. Misture com as pontas dos dedos formando pequenos grumos. Deixe para preparar a farofa bem próximo do momento de utilizá-la, para que ela não umedeça.

Quando a massa tiver dobrado de volume dividi-la nas formas (3 formas de 25x35cm ou 4 formas de 20x30cm). Cobrir o fundo das formas com cerca de 2cm de espessura de massa. Assim que a massa volte a crescer (cerca de 10 minutos) distribuia o creme em fileiras e por cima coloque a geléia de morango.

O recheio não deve ficar muito próximo da borda da forma e as fileiras devem se manter distantes cerca de 2cm. Deixe crescer mais um pouco (5 ou 10 minutos). Distribuia a farofa. Leve ao forno pré-aquecido e asse em temperatura baixa cerca de 45 minutos ou até que a parte superior da cuca fique dourada. Ao retirar do forno salpique um pouco de água para deixar a farofa mais macia.




Torta alemã


INGREDIENTES

- 200g de manteiga (sem sal)
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 lata de creme de leite
- 1 pacote de biscoito (maizena)
- leite (o quanto necessário para molhar os biscoitos)
- 1 lata de leite condensado (sabor chocolate u cobertura de sorvete)

MODO DE PREPARO

Coloque a manteiga e o açúcar na batedeira e bata até obter um creme bem fofo e liso, acrescente o creme de leite e bata rapidamente apenas para misturar. Desligue a batedeira e reserve.

Separe um recipiente médio para montar o doce, acrescente um pouco de leite num prato fundo e molhe rapidamente os biscoitos (maizena) no leite.

Forre o fundo do recipiente escolhido com uma camada de biscoito, acrescente uma camada do creme reservado, sobre os biscoitos. Acrescente mais uma camada de biscoito molhados no leite e repita o procedimento finalizando o biscoito.

Cubra a última camada de biscoito com o leite condensado sabor chocolate, leve à geladeira por no mínimo 3 horas ou até que o doce fique bem gelado. Retire o doce da geladeira e sirva a seguir.

Bom apetite 





Receita de Apfelstrudel do chef alemão


DO SITE:  HEIKOGRABOLLE.  WORDPRESS. COM

A receita do Apfelstrudel pode variar, pois depende dos ingredientes escolhidos para o preparo. Aprendi que o segredo é não abrir o forno durante a cocção e a degustação deve apresentar um sabor de maçã suculenta. Dependendo do tipo de maçã que você usa, o recheio contém mais ou menos umidade. Você pode regular então com o açúcar cristal, uva passas e farinha de rosca doce. É sempre interessante fazer um teste de purê com a maçã que você comprou.

Segue abaixo a minha receita preferida para 10 pessoas:

(Continuar a receita do Apfelstrudel igual aos fotos abaixo:)

Para a massa filó: § 250 gramas de farinha de trigo especial § 1 ovo § 125 ml de água morna § 1 Colher de chá de óleo de girassol

Modo de preparo
: Misturar os ovos com o óleo e a água (cuidar para ustilizar-se das medidas exatas, se o ovo for muito grande acrescente um pouquinho mais de farinha de trigo). Peneirar e acrescentar a farinha de trigo e o sal. Sovar tudo para obter uma massa homogenia e firme (quanto mais você sovar a massa, melhor ela fica – 15- 20 min é o ideal) Embrulhar num pano e deixe descansar por pelo menos 20 – 30 minutos (melhor ainda se for por três horas).



Preparar o recheio: Para finalizar o strudel, abrir a massa bem fina. Começar com um rolo primeiro e depois usar as costas da mão para esticar a massa. Deitar a massa sobre um pano e distribuir o recheio por cima da massa (75%). Embrulhar a massa com o recheio e assar no forno a 160 graus seco por 20 min. Para uma melhor aparência pincelar uma misturar de gema de ovo e nata por cima.


Receita para o recheio: § 8 maçãs § aproximadamente 100 gramas açúcar cristal § canela em pó ao gosto § 100 gramas uva passa § 60 ml Amaretto ou outro licor com sabore de amêndoa § 100 gramas castanha de caju sem casca § Farinha de rosca doce ao gosto

Modo de preparo: Lavar e descascar as frutas. Cortar em cubos, e misturar todas as frutas juntas numa tigela / bowl.
Hidratar as uvas passas com o Amaretto, picar as nozes e castanhas. Em seguida misturar todos os ingredientes, menos à farinha de rosca.
Verificar a consistência do recheio e acrescentar farinha de rosca até o obter um recheio úmido, mas compacto.
Provar e acrescentar mais açúcar, se necessário.

Continuar a receita igual aos fotos abaixo


DIZ M.LIZ:- GENTE EU SABIA QUE COZINHAR ERA UMA ARTE, MAS NÃO QUE ERA PARECIDA COMO UMA EQUIPE MÉDICA!:


Chef alemão e a massa do Apfelstrudel: Abrir a massa na mão - cuidado para não rasgar (para isto deixe a massa descansar por pelo menos uma hora) 

Trabalho em equipe na produção do Apfelstrudel: Abrir a massa cada vez mais até obter uma textura bem fina 


Massa do Apfelstrudel: A massa estará pronta quando puderes ler a receita através dela de tão fina. 

Preparando a massa do Apfelstrudel: Coloque num pano úmido e polvilhe com um pouco de açúcar 

Distribuir o recheio por cima da massa. 


Recheando o Apfelstrudel: Dobre as bordas e enrole (passa um pouco de água gelada nas bordas) 

Explicação do Apfelstrudel: Acomode a massa embrulhada numa travessa e asse no forno a 160ºC seco por mais ou menos 30 minutos.

PRONTO OLHEM SÓ O  RESULTADO, MAS COMAM TAMBÉM..RSRS

SERVIR MORNO COM SORVETE DE CREME



cozinha Alemã: Bisteca de porco ao molho zimbro

Essa é uma receita tipicamente alemã, na verdade, tudo o que vai salsicha ou carne de porco, a gente já pode desconfiar, 90% de chances de ter origem alemã hehehe.

Se vc conhece uma receita alemã, conte para a gente. Aqui vai uma bem tradicional.



Tempo de Preparo:30 MINUTOS
Rendimento:4 PORÇÕES

Ingredientes:


Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Farinha de trigo para empanar

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cálice de conhaque

750 ml de creme de leite fresco

20 g de zimbro moído

1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de Preparo:

Tempere as bistecas com o sal e a pimenta, e passe-as na farinha. Esquente a manteiga em uma frigideira e doure as bistecas por 5 minutos de cada lado. Retire-as, disponha-as em uma travessa e reserve em local aquecido. Na mesma frigideira em que as bistecas foram fritas, flambe com o conhaque (veja em Glossário, na página 166). Quando a chama apagar, acrescente o creme de leite, o zimbro e o suco de limão. Reduza em fogo baixo, até que o molho fique cremoso. Acerte o sal e regue as bistecas com esse molho

DICA: Experimente com um vinho tinto francês, como Côtes du Rhône, elaborado com uvas Syrah e Grenache.

Extraído do: Cozinha do Mundo - Alemanha. Editora Abril





COMIDA PORTUGUESA:


Cozido a Portuguesa 

( blogspot: receita de Portugal )
Um dos pratos favoritos de Portugal é mesmo o Cozido a Portuguesa.

Quem não gosta de saborear um belo prato típico Português? ..

Afirmo publicamente, eu cá gosto deste prato unicamente confeccionado em Portugal.

Este prato é usado em todo o nosso Portugal, incluído as Ilhas dos Açores e da  Ilha da Madeira.

Muitos dos nossos emigrantes, quando chegam a Portugal, procuram logo esta refeição, para matar saudades.


Cozido a Portuguesa

Cozido a Portuguesa - Um prato tipicamente Portugueses

História do Cozido a Portuguesa

Tal como eu, muitos dos Portugueses apreciam esta iguaria da cozinha Portuguesa. Este prato é composto por vegetais, enchidos cozidos e carnes.

Os vegetais a utilizar podem ser os nabos, as cenouras, as batatas, as couves e os feijões. Para acompanhar este prato pode utilizar o arroz.

Em relação as carnes, utilizamos o frango, a entremeada de porco, o entrecosto de porco, a orelha, o chispe, ambos do porco. As carnes de vaca, utilizamos varias partes.

Na parte dos chouriços usamos o chouriço de carne, a conhecida morcela, a farinheira e o chouriço de sangue. Aconselho que os chouriços sejam os confeccionados nas casas dos transmontanos.

Este prato é um prato forte e deve ser saboreado nas alturas do Inverno e do Outono, pois é o prato ideal para as alturas em que faz frio em Portugal.

A zona de Portugal mais afamada por este prato é mesmo o Alentejo.

Receita de Cozido a Portuguesa.

A panela para este tipo de receita deve ser a panela de ferrugem, pois este tipo de prato deve ser confeccionado a lanha.

Ingredientes necessários para o Cozido a Portuguesa, já foram mencionados, agora só me resta dizer as quantidades. 


· carne de vaca e de porco

· 1 galinha

· 1 pata de porco, chispe e entrecosto

· chouriço, presunto, farinheira e morcela

· Bacon e toucinho salgado

· orelheira fumada e bem fresquinha

· couve portuguesa

· cenouras, nabos e batatas

· azeite e sal

 mode de preparo:

Numa panela a parte, coza todas as carnes, não esquecendo que as carnes salgadas devem ser previamente demolhadas.
Depois de as carnes estarem já cozidas, deve regar com um pouco de azeite. Deite um pouco de sal,caso seja unicamente necessário.

Conforme as carnes vão ficando cozidas, vá retirando as da panela.

Quando as carnes já estiverem todas cozidas, e fora da panela, deite os vegetais.

Após algum tempo, e os vegetais ja estão cozidos. Deite novamente a carne já cortada e pronta para servir, dentro da panela, com o objectivo de ficar novamente quente.

Numa panela a parte coza um pouco de arroz branco.

Numa travessa disponha todo o conteúdo do cozido e esta pronto para ser servido.

Só me resta desejar um bom apetite com o Cozido a Portuguesa.




Entrecosto no Forno com Batata Doce e Migas de Grelos (A PRIMEIRA VEZ QUE LI GRELOS NUMA SALA DE BATE PAPO ME ASSUSTEI, POIS TEM MUITAS PALAVRAS QUE PRA NÓS É PALAVRÃO E PRA ELES NÃO E VICE VERSA!)



Ingredientes:
| Entrecosto (pedir no talho um pedaço para fazer no forno, é mais alto e suculento)
 MASSA DE PIMENTÃO
| Louro
| Alho
| Cebola
| Caldo de Carne
| Vinho Branco
| Batata Doce

Preparação:
Fazer uma marinada com a  MASSA DE PIMENTÃO, louro, vinho branco, alhos, salsa e especiarias a gosto.
Deixar o entrecosto tomar gosto nesta marinada durante uns 15-30 minutos.
O ideal é temperar de véspera.

Colocar a peça de carne num pirex, à volta as batatas doces, bem lavadas e com pele, cortadas em pedaços.
Adicionar um pouco da marinada, um caldo de carne e umas nozes de margarina e levar a forno pré-aquecido a 200º, com a função ventoínha.
Os grelos salteados são para aproveitar grelos cozidos que tinha de sobra, basta colocar um pouco de azeite no wok, adicionar um dente de alho e uma folha de louro e deixar estalar.
Juntar os grelos cozidos, um pouco de queijo ralado e envolver.
Também se acompanhou com um  ARROZ DE FORNO.





COMIDA ITALIANA:

( BLOGSPOT:  todas receitas culinarias.)

Desde que foi descoberta a fermentação da massa de trigo e o forno, graças ao talento dos egípcios, há mais ou menos seis mil anos, começou-se a enriquecer os pães de forma achatada com diversos ingredientes, como azeitonas, ervas aromáticas e outros.
Segundo anotações do poeta Virgílio, os gregos e romanos faziam pães semelhantes. Ele mesmo registrou a receita do moretum, uma massa não fermentada, assada, recheada com vinagre a azeite, coberta com fatias de alho e cebola crua.
Se essa mesma massa fosse fermentada, Virgílio teria então a fórmula básica de uma pizza simples.
A verdadeira personalidade da pizza, porém, só surgiu depois que a Europa conheceu o tomate, levado para lá pelos Americanos, descobrindo suas ricas aplicações na culinária.
Finalmente, no século XVII, Nápoles começa a produzir sua pizza, atiçando a imaginação e a criatividade dos padeiros que enriqueciam o prato usando azeite, alho, muzzarela, anchova e os pequenos peixes cicinielli. Alguns "artistas" da culinária começavam até mesmo a dobrar suas massas recheadas, inventando assim e célebre calzone.
A pizza, no formato que conhecemos hoje, surgiu no século XVI, quando os tomates, oriundos da América, foram introduzidos na culinária européia.
Considerada alimento dos pobres do sul da Itália, era preparada com ingredientes baratos como alho, peixes e queijo. No começo do século XX, imigrantes italianos trouxeram para a América o disco mais delicioso das mesas brasileiras. Em 1905, surge a primeira pizzaria nos EUA: a Lombardi"s.
No Brasil, diversos nomes são apontados por historiadores como os primeiros pizzaiolos, dentre eles o napolitano Carmino Corvino, que abriu sua Dom Carmenielo no bairro do Brás, em São paulo.

Aprenda a fazer esse receita típica Italiana: 



Receita de Pizza com Cebola e Azeitonas

Ingredientes:

400 gr de farinha

150 ml de azeite

15 gr de fermento biológico

Leite

500 gr de cebola

6 anchovas

3 tomates

25 gr de azeitona verde sem caroços

2 dentes de alho

Pimenta

Modo de Preparo:

Misture a farinha com uma colher de sopa de azeite, sal, o fermento dissolvido em um pouco de leite morno

Coloque a massa em um lugar morno e deixe crescer por aproximadamente 2 horas.

Corte as cebolas em fatias muito finas e frite em uma panela com a metade restante azeite, alho, pimenta e sal.

Quando o molho formar purê liso, retire a panela do fogo e deixe esfriar.

Corte as anchovas em pedaços pequenos.

Abra a massa sobre uma folha de papel manteiga com um rolo e coloque em uma forma.

Arrume os pedaços de anchova com uma leve pressão dos dedos em cada peça, em seguida passe o purê de cebolas e coloque as azeitonas.

Deixe a massa crescer por 30 minutos.

Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 25 minutos.




SOBREMESAS:


CASSATA DE CHOCOLATE

INGREDIENTES:

1° Creme:

01 lata de leite condensado;

01 lata de leite de vaca;

04 gemas peneiradas;

01 pacote de bolachas champagne.

2° Creme:

01 lata de leite vaca;

03 colheres (sopa) de chocolate em pó.

3° Creme:

04 claras em neve;

04 colheres (sopa) de açúcar;

01 lata de leite sem soro.

Modo de Preparar:

1. 1° Creme: Levar todos os ingredientes ao fogo, quando levantar fervura, desligar e colocar em um pirex.

2. Sobre este creme, colocar mais ou menos 20 bolachas champagne.

3. 2° Creme: Misturar todos os ingredientes, levar ao fogo, mexendo sempre até ferver. Desligar o fogo e despejar sobre as bolachas champagne.

4. 3° Creme: Bater as claras em neve firme, acrescentar o açúcar aos poucos, batendo bem. Misturar o creme de leite.

5. Acrescentar por cima dos demais cremes.

6. Levar à geladeira de um dia para o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário